terça-feira, 9 de agosto de 2016

Preparação física e psicológica do atleta de Handebol

Preparação física:

Primeira coisa que um atleta precisa ter antes de entrar num jogo e se dar bem nele, é a condição fisica, e para isso, é necessário que o atleta tenha uma alimentação saudável e um treinamento adequado. No treinamento é utilizada as três vias metabólicas que se predomina sendo elas: Anaeróbia Alatico, Lática, Aeróbio.

No processo anaeróbico alatico o corpo produz energia sem usar o oxigênio, ou seja, movimentos rápidos que não duram mais do que 10 segundos. Dentro dos músculos temos o ATP (Adenosina Tri Fosfato) que produz energia rápida para o músculo, então entra a CP (Creatina Fosfato) que ressintetiza a ATP dando energia para o músculo. E no processo anaeróbico lático que é conhecido como mecanismo Glicogenólise, o ATP é ressintetizado pelo glicogênio, onde o corpo gera energia por cerca de 2 minutos, porém nesse sistema temos produção de ácido lático, que gera uma queimação no músculo durante uma atividade intensa. E o sistema aeróbico, que além de ser um treino bom para queimar gordura, ele usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo. Exemplos são atividades de resistência como corridas, pedaladas e esportes de longa duração como o futebol e o basquete.

Preparação psicológica:

Os nossos pensamentos influenciam em como você treina, e a Psicologia do Esporte trabalha com o comportamento, e tem o objetivo de potencializar e desenvolver as habilidades psicológicas e cognitivas como por exemplo: concentração e ansiedade, flexibilidade e capacidade de solução mental, auto-motivação e enfrentamento de estresse, ajudando o atleta a identificar que comportamentos e pensamentos são bons na sua prática e quais comportamentos atrapalham ou deveriam ser aprimorados. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário